quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Crioulos com sortes diferentes na Liga dos Campeões


Terminou esta noite a terceira fase de qualificação para a liga milionária, com algumas surpresas e onde tivemos dois cabo-verdianos em campo.


Na República Checa o Slavia Praga de Mickael Tavares foi eliminado pela Fiorentina de Itália, ao empatar a zero, depois da derrota por duas bolas em Florença.

O médio cabo-verdiano foi titular no meio-campo e ajudou a manter o nulo, insuficiente para a qualificação para a fase de grupos.

Quem se apurou foi o defesa/médio Cabral, jovem cabo-verdiano do Basileia da Suiça que esta noite eliminou o V. Guimarães de Portugal, ao vencer por 2-1 em Basileia, depois do nulo no D. Afonso Henriques.

Cabral não foi convocado mas viu o luso-cabo-verdiano Carlitos e companhia fazer uma excelente exibição, suficiente para marcar presença na fase de grupos, seis anos depois.

Entre as surpresas, destaque para o Liberpool que precisou de 210 minutos para marcar um golo ao Standard de Liege da Bélgica, treinado pelo ex-técnico do Sporting Lazlo Boloni.

O Bate Borisov da Bielorrússia também fez história ao apurar-se pela 1ª vez para a fase de grupos da competição, depois de afastar o Levski Sofia da Bulgária por 2-1 no conjunto das duas mãos.

O Galatasaray foi afastado pelos romenos do Steaua de Bucareste enquanto que o Anartosis do Chipre “humilhou” os gregos do Olimpiacos, marcando presença pela 1ª vez na fase de grupos da Liga os Campeões.

Menos cabo-verdianos nas Ligas Portuguesas de futebol


Arrancaram as Ligas Portuguesas de futebol, que tem o cunho de apresentar menos cabo-verdianos do que nos anos anteriores.

No jogo de arranque da 1ª jornada os Vitórias não foram além de um empate a uma bola na Cidade-berço. O cabo-verdiano Moreno não saiu do banco dos minhotos.

Os locais foram os primeiros a marcar quase no fecho da 1ª parte por Douglas, um dos estreantes no clube minhoto mas os sadinos acabariam por empatar a dez minutos do final pelo central Robson.

Do lado sadino o destaque vai para os cabo-verdianos Sandro e Janício, dois dos pilares da equipa comandada agora pelo Moçambicano Daúto Faquirá. Sandro, capitão de equipa e que já conta com 158 jogos na 1ª liga ao serviço dos sadinos esteve em bom plano no meio-campo, o mesmo acontecendo com o lateral direito Janício que somou o seu jogo 88 ao serviço da agremiação sadina.
A Académica de Lito perdeu com o E. Amadora de Celestino; a Naval bateu em casa o Marítimo de Sidnei por 1-0.

Olhando para a constituição das equipas que este ano vão disputar a 1ª liga, encontramos menos cabo-verdianos: Rolando, que se transferiu do Belenenses para o FC Porto, Lito, que já leva 149 encontros com a camisola da Académica ; Furtado, que na época passada fez 18 jogos e Ricardo no Paços de Ferreira;

Ao contrário da 1ª; a 2ª Liga apresenta alguns estreantes vindos das ilhas de Cabo Verde. O Santa Clara dos Açores é o clube mais representativo, com dois internacionais crioulos nas suas fileiras: Valter, ex-Batuque FC de S. Vicente e Stopira, que deixou o tri-campeão Sporting da Praia.

Há ainda que contar com Dani da U. Leiria, onde no ano passado fez poucos jogos devido a várias lesões e ainda Marco Soares; Edson que se transferiu do Varzim para o Olhanense treinador por Jorge Costa de onde já estava o avançado Toy. O Varzim continua a contar com o médio Fredon “Carr”, enquanto que a Oliveirense foi buscar o veterano cabo-verdiano Vargas ao Gondomar. O Estoril tem nas suas fileiras o crioulo Varela.

O http://www.boladasilhas.blogspot.com/ irá dar-lhe a cada semana a prestação dos crioulos além fronteiras, não só no futebol mas também em todas as modalidades onde brilha o talento cabo-verdiano.