sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Hernâni e Nené nos planos do Beira-Mar



Os cabo-verdianos Nené e Hernâni estão nos planos do Beira-Mar . Os dois atletas que no ano passado representaram o Desportivo de Aves, partiram para uma aventura no estrangeiro no final da época de 2007 mas parecem estar de volta a Portugal.
O médio Nené, que actuava no Kuwait, já falou do interesse dos aveirenses: “Há conversações com os responsáveis do Beira-Mar mas ainda nada está concluído”.


Hernâni, que esteve ao serviço dos cipriotas do Alki já sabe da proposta do Beira-Mar mas o avançado pode rumar a outras paragens, uma vez que há outros clubes interessados.
Relembre-se que Nené esteve nos planos do Beira-Mar no início da temporada mas uma lesão inviabilizou a assinatura do contrato com os aveirenses.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Gelson titular no empate do City


O suiço-caboverdiano Gélson Fernandes foi titular no empate a dois entre o Manchester City e o BlackBurn. O jovem nascido em Santiago alinhou durante os 90 minutos no meio campo ao lado de Corluka, tendo cometido apenas uma falta. Sofreu outra, fez oito tackles, seis passes errados e 37 passes certos. Apesar do bom jogo do médio internacional suiço, o City viu quebrado o record de vitórias em casa em jogos a contar para a Liga Inglesa.

Vassel colocou os comandados de Erikson em vantagem, após passe de Petrov, mas dois minutos depois Santa Cruz empatava, num golpe de cabeça. Mas Petrov voltou a fazer das suas, tendo cruzado par Nelson fazer auto-golo, dois minutos depois do golo de Santa Cruz.

O paraguaio haveria de emaptar a partid aos 83 minutos, num remate de cabeça após cruzamento de Gamst Pederson.

O Mancester City continua assim no 5º lugar, a um ponto do Liverpool, próximo adversário e cujos bilhetes já foram todos vendidos.

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

BOM NATAL E BOM ANO


Este blog deseja a todos os seus fies leitores um BOM NATAL, e que 2008 seja muito melhor que o ano que se vai findar. Com visões destas...



quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Cabo-verdiano brilha na Premierleague

A Premierleague, a maior liga de futebol a nível mundial, tem o contributo de Cabo Verde. Trata-se de Gelson Fernandes, médio defensivo de 22 anos que actua no Manchester City, treinado por Erikson.


Gelson Fernandes nasceu na cidade da Praia a 02/09/1986. Emigrou para a Suiça e fez toda a sua formação futebolística no Sion, de 2002 a Julho de 2007, quando se mudou para o segundo melhor clube da cidade de Manchester.


As suas qualidades não passaram despercebidos aos dirigentes suiços que chamaram-no para a representar a selecção. As suas exibições aliadas à sua liderança valeu-lhe a braçadeira de capitão dos sub-21 da Suiça.
A sua estreia pelo City foi na Taça de Inglaterra frente ao Bristol City. Já em Agosto fez a sua estreia na selecção principal da Suiça, num amigável frente a Holanda. Fez o 1º jogo na PremierLeague frente ao Portstmouth em Novembro.

Mais um cabo-verdiano a dar cartas por essa europa do futebol...

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

TAÇA AMÍLCAR CABRAL: Cabo Verde perde final


Cabo Verde foi derrotada na final da Taça Amílcar Cabral, ao perder com a selecção do Mali por 2-1. O combinado criolo que tinha derrotado por 1-0 a formação maliana na fase de grupos, não foi capaz de fazer frente aos malianos, apesar da boa réplica.
O Mali adiantou-se no marcador logo aos dois minutos por Lansana mas três minutos depois, Tigana restabelecia a igualdade na partida. Os malianos marcaram o golo da vitória aos 24 minutos, e aperar do esforço dos criolos, conseguiram aguentar até o final e levaram o troféu para casa.

A brilhante participação de Cabo Verde valeu a Fok, atleta da Académica do Mindelo, a eleição para melhor guarda-redes do Torneio, tendo encaixado apenas três golos em cinco jogos. Dembelé do Mali foi o melhor jogador e melhor marcador da prova.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Cabo Verde defronta amanhã o Mali na final


A selecção nacional de Cabo Verde garantiu a passagem a final da Taça Amílcar Cabral, ao vencer a Guiné-bissau por 3-2 nos penalties, depois de uma igualdade a uma bola.

Depois de ter derrotado o Mali por 1-0 no último jogo do grupo, com um golo de Kadú, o combinado criolo bateu os organizadores da prova nos penalties, onde Fok voltou a ser decisivo, ao defender três penalties dos guineenses, ele que já tinha brilhado frente ao Mali na fase de grupos.

Caso Cabo Verde consiga o troféu, será o segundo na história dos criolos, cuja selecção é formada apenas por jogadores que militam no campeonato cabo-verdiano.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Dady volta a colocar Osasuna no caminho dos triunfos.


Dady continua a sua espectacular época na Liga Espanhola. O avançado cabo-verdiano voltou a brilhar , ao marcar o golo da vitória por 2-1 do Osasuna sobre o Deportivo, golo obtido ao minuto 88, na marcação de um livre directo: "Estou contente por marcar um golo tão importante. Serviu-nos para ganhar e para subir a moral, dpeois de três derrotas seguidas".

O avançado que já leva cinco golos na Liga Espanhola, disse que o mais importante é a equipa: "Ficaria muito triste se marcasse muitos golos e no final não servissem para nada. O objectivo principal é manter o Osasuna na 1ª Liga e só depois pensamos nos nossos objectivos pessoais", disse o avançado, ex-Belenenses de Portugal.
O Osasuna ocupa a 15ª posição na Liga Espanhola, com 15 pontos.

Cabo Verde complica contas na Taça Amílcar Cabral


Cabo Verde complicou as contas do apuramento para as meias-finais da Taça Amílcar Cabral ao ceder o nulo na prova, agora frente a sua congénere da Gâmbia.

Cabo Verde, que tinha empatado a zero com a selecção da Guiné-Conacri na jornada inaugural precisa de vencer agora a selecção do Mali no último encontro do Grupo B para acompanhar os malianos na fase seguinte da 19ª edição da Taça Amílcar Cabral.

Relembra-se que a selecção criola, orientada por Lúcio Antunes, apenas conta com jogadores que militam nos campeonatos regionais de Cabo Verde.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Batuque vence Taça de São Vicente


O Batuque Futebol Clube derrotou o Mindelense por 3-2 na marcação de grandes penalidades (1-1 no tempo regulamentar) e venceu a 1ª edição da Taça de São Vicente, troféu que substitui o Torneio de Abertura.

As duas equipas apresentaram-se em campo sem alguns titulares. O Mindelense viu-se privado do guarda-redes Fock, do defesa Nei e do avançado Cadú, enquanto que Valy era ausência nos alvi-negros. Todos estes atletas estão ao serviço da selecção caboverdiana.

Calú marcou para os leões do Mindelo mas Tó haveria de adiar a decição do troféu, ao marcar perto do final o golo do empate. Nos penalties o Batuque foi mais feliz e levantou o troféu.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Lúcio chama 23 para a Taça Amílcar Cabral


O seleccionador nacional de Sub-23, Lúcio, chamou 23 atletas para participar na Taça Amílcar Cabral em futebol, a realizar entre 30 de Novembro a 9 de Dezembro, na Guiné-Bissau.

Lúcio, que irá comandar a selecção nacional, na falta de treinador ( o brasileiro Ricardo Rocha demitiu-se do cargo, após falhar o apuramento para a CAN 2008), resolveu chamar apenas jogadores que acutal em Cabo Verde mas mesmo assim ignorou os futebolistas de seis ilhas, tendo apenas chamados atletas que militam nos campeonatos de São Vicente, Sal e Santiago.

Esta discriminação, habitual quando se trata de elaborar convocatórias, vem reacender as questões que tem a ver com o bairrismo cabo-verdiano e que em nada dignificam as nossas ilhas.

Convém relembrar que no último Torneio de Inter-ilhas, a selecção de Santo Antão ficou em 2º lugar, tendo apenas perdido para São Vicente, tendo um atleta da ilha das montanhas sido distinguido com o Troféu de Melhor Jogador do Torneio.

Eis a lista dos 23 eleitos:
São Vicente: Fock (Académica), Valli (Batuque), Neu (Mindelense), Toy Adão (Académica do Mindelo), Tibs (Académica do Mindelo), Romy (Académica do Mindelo), Pepa (Académica do Mindelo), Nené (Derby) e Cadú (Mindelense)

Sal: Nelito (Académica do Sal), Mendes (Académica do Sal).

Santiago: Caxito (Travadores), Loloti (Sporting da Praia); Chelo (Sporting da Praia), Niná (Académica da Praia); Babanco (Sporting da Praia); Dário (Sporting da Praia); Tigana (Sporting da Praia); Body (Académica da Praia), Lambreta (Académica da Praia); Gerson (Académica da Praia); Platini (Sporting da Praia);

Sporting da Praia fornece seis atletas à selecção, tal como a Micá da capital. Segue-se a Académica do Mindelo com quatro, Mindelense com três, Académica do Sal com duas, Derby, Travadores e Batuque, todos com um atleta.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Entrevista a Sandro, capitão do V. Setúbal


P: Alguém o influenciou a seguir a carreira de futebolista profissional?
R: Não, quando era miúdo gostava de jogar à bola com os meus amigos e foi assim que tudo começou.

P: Quais os maiores problemas com que se deparou ao longo da carreira?
R: Já passei por muitos. Desde as camadas jovens, quando não havia condições e não tinha dinheiro para os transportes, até à profissionalização, com salários em atraso, entre outros.

P: Qual foi o valor do seu primeiro contrato como profissional? Em que clube?
R: Assinei o meu primeiro contrato profissional quando subi de júnior a sénior no Vitória de Setúbal e era de cento e poucos contos.


P: Qual o treinador que mais o marcou?
R: Gostei muito de trabalhar com o Quinito, o meu primeiro treinador nos seniores, e com o José Couceiro.


P: Um momento inesquecível...
R: O meu primeiro jogo em Espanha, no Nou Camp, e a final da Taça de Portugal que o Vitória ganhou ao Benfica.


P: E outro para esquecer...
R: No Vitória de Setúbal, quando descemos de divisão


P: Teve ou tem algum ídolo?
R: Sempre gostei do Maradona e actualmente aprecio o Ronaldinho Gaúcho, o Cristiano Ronaldo e o Quaresma, entre outros.


P: A eleição de Michel Platini para presidente da UEFA é bom para os jogadores profissionais?
R: Pode ser ser bom já que como foi antigo jogador pode ser que puxe pelos interesses dos jogadores.


P: É a favor ou contra a existência de empresários?
R: Por razões pessoais sou contra a existência de empresários. Agora, depende do papel que desempenham. Há aqueles que conseguem arranjar clubes para jogadores quando estes precisam e há aqueles que se aproveitam dos atletas.


P: O fair-play é uma treta?
R: Mais ou menos. Depende da mentalidade dos jogadores e do campeonato em que se joga. Em Portugal é uma treta. Por exemplo, quando se atira a bola para fora para um jogador ser assistido, em vez de passarem a bola ao guarda-redes para este seguir a jogar, mandam a bola quase para a linha de fundo para fazerem logo pressão.

P: Como vê a intervenção do Sindicato dos Jogadores?
R: Tem vindo a melhorar ao longo dos anos. Sou sindicalizado desde que comecei a jogar e tenho verificado que, ano após ano, o SJPF tem vindo a ganhar força.


P: O que faria se mandasse no futebol?
R: Se calhar incentivava as pessoas a virem aos estádios. É frustrante jogar para tão poucos espectadores como acontece em alguns campos.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Lito faz 1ª hat-trick da Liga Portuguesa

Lito esteve em destaque na 9ª jornada da Liga Portuguesa. O avançado cabo-verdiano assinou o 1º hat-trick da presente temporada ao marcar os golos do empate da Académica frente ao E. Amadora. Foi também a primeira vez que Lito apontou 3 golos num jogo, ele que já leva 12 anos de carreira, iniciado no Águias de Camarate.
O cabo-verdiano inaugurou o marcador, ainda na 1ª parte, o Estrela empatou mas ainda antes do intervalo, Lito voltaria a marcar. O avançado ainda fez o 3-1 na etapa segunda mas no final os homens da Reboleira conseguiram marcar dois golos e empatar a partida. Foi o 4 golo de Lito na presente edição da liga portuguesa.
Quem continua a brilhar é Janício, titular no lado direito da defesa do V. Setúbal. Os sadinos foram ao Bessa empatar também a três com o Boavista, tendo sofrido o golo do 3-3 já nos descontos. Pitbull, Edinho e Auri marcaram para os setubalenses, Jorge Ribeiro, Fleurival e Marcelão fizeram os golos dos axadrezados. Foi o 13º jogo sem perder para os comandados de Carlos Carvalhal.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Dady feliz com o bis de Domingo


Dady é destaque em Espanha. O avançado cabo-verdiano que no domingo passado saltou do banco e, com dois golos, deu um precioso ponto a equipa do Osasuna, disse que dá muito valor aos golos que marcou e que ajudou a equipa a dar a volta a um jogo que tinham praticamente perdido.

“Estou contente porque os dois golos foram determinantes para empatar uma partida que tínhamos que ganhar ou, no mínimo, empatar. Foram dois golos bonitos, mas o primeiro no primeiro, há que destacar o bom cruzamento de Carlos Vela e no segundo foi importante o passe de Font”.

O avançado, ex-Belenenses, destacou o apoio do público de Pamplona: “Serviu-nos muito o apoio do público. Estavam sempre animados e a cantar. Fazem parte da equipa e dão muita força. Também tiveram muito mérito no empate”, destacou Dady.

domingo, 28 de outubro de 2007

Dady brilha no Osasuna


O avançado cabo-verdiano Dady bisou no empate caseiro do Osasuna frente ao Valladolid. Rubio e Sesma colocaram os visitantes em vantagem mas em apenas seis minutos, o cabo-verdiano sentenciou o marcador final com dois golos, ambos de cabeça.

Com este golo, Dady elevou para três os tentos marcados na Liga Espanhola e figura-se como um dos melhores elementos da equipa de Pamplona.

Mateus salva Beira-mar


O cabo-verdiano Mateus salvou o Beira-Mar de uma derrota certa frente ao Trofense. Os homens da Trofa adiantaram-se no marcador mas quando tudo já indicava para uma derrota dos homens de Aveiro, Mateus empatou a partida, já para lá do minuto 90, dando um ponto precioso à equipa orientada por Rogério Gonçalves.
Emerson, outro crioulo que milita no Beira-Mar, jogou no meio-campo.

Apesar do empate, os aveirenses cairam para a 5ª posição da Liga Vitalis (Divisão de Honra), com 14 pontos em 8 partidas, fruto de quatro triunfos, dois empates e outras tantas derrotas.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Cabo Verde cai no ranking da FIFA


O afastamento da selecção cabo-verdiana de futebol do CAN 2008 custou uma queda de 36 lugares no ranking de selecções elaborada pela FIFA.


Cabo Verde, que no mês anterior ocupava a posição 76 das melhores selecções de futebol, caiu para o 112º lugar, agora com 295 pontos, tendo sido ultrapassado por Moçambique. A péssima prestação do combinado crioulo no apuramento para a CAN foi determinante para esta queda, justificada pelo último lugar no seu grupo.


A melhor posição de Cabo Verde no ranking foi conseguida em Julho, quando os crioulos conseguiram atingir o lugar 68.


A lista é encabeçada pela Argentina que destronou o Brasil que agora é segundo, Seguem-se Itália, França, Alemanha, Espanha, Holanda, Portugal, Rep. Checa e Croácia, que fecham o top ten.

Dani e Marco Soares nos eleitos do Leiria


Os médios Dani e Marco Soares continuam a merecer a confiança de Paulo Duarte nos eleitos da U. Leiria. Os dois cabo-verdianos voltaram a ser chamados desta vez para o jogo com o V. Guimarães, partida referente a 8ª jornada da 1ª Liga portuguesa, a realizar sexta-feira, dia 26 de Outubro às 21h00.
Dani ainda não se estreou em jogos oficiais pelos leirienses, apesar de já ter feito, por diversa vezes, parte dos convocados.
Quanto a Marco Soares, vai alternando entre o banco e a titularidade, numa equipa que atravessa momentos difíceis na tabela classificativa.
Lembre-se que o Leiria é último classificado da Bwinliga, com apenas três pontos em sete partidas.

Convocados da U. Leiria:


Guarda-redes: Fernando e Fava;

Defesas: Éder Bonfim, Laranjeiro, Renato, Éder Gaúcho, André Marques e Patrick;


Médios: Tiago, Faria, Marco Soares, Dani, Toñito e Cadu da Silva;


Avançados: Maciel, Sougou, João Paulo, Paulo César e NGal.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Tininha ruma ao basquetebol angolano


A basquetebolista cabo-verdiana Tininha está de partida para Angola onde deve assinar pelo 1º de Agosto, um dos colossos do basquetebol angolano. As excelentes exibições de Tininha no último Afro-basquet disputado no Mali e Senegal, onde a cabo-verdiana foi escolhida para integrar o cinco-ideal da competição, não passaram despercebidas aos dirigentes do clube angolano que logo encetaram negociaçõs no sentido de terem a melhor basquetebolista cabo-verdiana nas suas fileiras.

Depois de Rodrigo Mascarenhas e Marques Houtmann terem rumado ao basquetebol angolano, fruto das suas prestações no último Afro-basquet masculino disputado em Angola, agora é a vez da coqueluche do basquetebol cabo-verdiano mudar-se para o país das palancas negras, cujo campeonato é dos mais competitivos de África.

Basquetebol de Santiago na internet

O basquetebol de Santiago acaba de ganhar um canal de televisão, via internet.
Através do url seguinte http://basket.nunolevy.org/, pode-se encontrar muita informação sobre a modalidade na capital e não só.
Entrevistas, notícias e transmissões dos jogos prometem fazer deste site um espaço sui generis na divulgação do basquetebol cabo-verdiano.

domingo, 7 de outubro de 2007

Dady decisivo na vitória do Osasuna


O avançado Dady foi crucial no triunfo do Osasuna sobre o Villarreal por 3-2. O cabo-verdiano foi titular pela 1ª vez esta época na Liga espanhola e marcou o segundo golo da equipa aos 34 minutos, depois de Rossi ter inaugurado o marcador para o submarino amarelo, e de Javi Venta ter feito auto-golo.
Dady, que é a contratação mais cara na história do Osasuna, fez dupla com Portillo na frente de ataque dos comandados de Ángel Ziganda. Godin havia de empatar a partida mas Javi Garcia marcou aos 80 minutos, o golo que permite ao Osasuna subir para a 11ªposição na tabela. O Villarreal é 3º.
Já ontem Valdo, espanhol filho de cabo-verdianos, tinha participado na vitória do Espanhol sobre o Valência no Mestalla por 2-1.

Em Portugal, sorte diferente para os cabo-verdianos que militam na 1ª divisão. Lito foi titular na derrota da Académica ante o líder FC Porto por 1-0. O único tento do encontro surgiu ainda na 1ª parte por Lucho, na transformação de uma grande penalidade, a castigar falta de NDoye sobre Quaresma.


A mesma falta de sorte teve Marco Soares e Dani, que viram do banco a derrota do Leiria em casa ante o Benfica, com um bis de Nuno Gomes, depois de Cadú Silva ter dado vantagem aos homens do Liz. No Benfica, Nelson, lesionado, não foi convocado.
Foi a 1ª derrota da Académica desde que é treinada por Domingos Paciência, o que atirou os estudantes para a 12ª posição com seis pontos; o Leiria caiu para a zona de despromoção, com três pontos em sete jogos.

Janício voltou a ser titular no lado direito da defesa do V. Setúbal que foi a Madeira arrancar um emapte a zero com o Marítimo. Os homens do Sado são 6º classificados, com 11 popntos, já o Marítimo caiu para a 3ª posição, com os mesmos pontos que o Sporting, 2º classificado.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Crioula na equipa ideal do Afrobasket

A prestação de Cabo Verde no campeonato africano de basquetebol feminino não foi a esperada. As crioulas somaram cinco derrotas e uma vitória, tendo ficado na 9ª posição. Mas nem tudo foi mau para Cabo Verde.

Tininha (Cristina Andrade) foi seleccionada para figurar na equipa ideal do CAN, competição ganha pelo Mali que bateu na final o Senegal por 63-56.


Tininha foi a melhor marcadora do certame. A equipa ideal do Afrobasket ficou completada pelas Malianas Hamchetou Maiga, Melhor Jogadora, e Diene Diawara, Melhor Ressaltadora, bem como pela Senegalesa Aya Traoré.

Lito dá empate à Académica


O cabo-verdiano Lito foi decisivo no jogo de fecho da jornada 6 da Liga Portuguesa. O avançado foi titular no lado direito do ataque da Académica e marcou o golo do empate da equipa treinada por Domingos Paciência.
Foi um regresso em grande à equipa titular dos estudantes, que ainda não perdeu sob o comando do ex-treinador do U. Leiria.
Lito foi dos melhores em campo e o seu golo, marcado aos 32 minutos da 2ª parte, veio colocar um pouco de verdade no marcador, depois de Hugo Morais ter dado vantagem aos Leixões, aos 18 minutos da etapa segunda.
Com este empate a Académica sobe ao 12º lugar, com os mesmos pontos que o Leixões, que é 9º.


quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Cabo Verde volta a perder


A selecção nacional de basquetebol somou mais uma derrota no campeonato africano da modalidade. As crioulas perderam com a Nigéria por 54-75 , no penúltimo jogo do Grupo A. O derradeiro encontro desta fase será com a selecção dos Camarões.


Cabo Verde, que tinha conseguido um 7º lugar na última edição do Torneio, vai agora disputar um lugar de honra, entre o 9º e 12º posto.


Cabo-verdianos com sortes distintas na Taça da Liga


Os crioulos que militam no futebol português tiveram sortes diferentes na 3ª eliminatória da taça da Liga, numa jornada marcada pela surpreendente eliminação do FC Porto, bi-campeão português.
Dos cabo-verdianos, destaque para Furtado, que viu o seu Paços de Ferreira ser eliminado pelo Beira Mar da 2ª divisão, onde militam os cabo-verdianos Emerson (Gabey) e Mateus. O avançado cabo-verdiano, que na época transacta actuava na Bulgária, teve nos pés duas grandes oportunidades para marcar mas foi incapaz de acertar com a baliza. O Beira Mar acabou por vencer por 4-3 nos penalties, depois de um nulo nos 90 minutos. Emerson foi titular, Mateus esteve no banco
O Belenenses do central Rolando, formado nas escolas do Batuque FC, também foi afastado pelo Portimonense da 2ª divisão, ao perder nas grandes penalidades por 4-3, depois de 1-1 no tempo regulamentar. O central cabo-verdiano falhou inclusive a última grande penalidade dos homens do Restelo.
Dani não saiu do banco do U. Leiria mas viu a sua equipa garantir a passagem a próxima fase, ao bater o Leixões no Estádio do Mar por 2-0. Jessui e Maciel marcaram os golos dos comandados de Paulo Duarte. Marco Soares, o outro cabo-verdiano do plantel leiriense, foi titular no meio-campo.
O V. Setúbal do lateral Janício continua a dar espectáculo e voltou a vencer o Sporting de Braga, agora por 2-0, depois de ter batido os minhotos por 3-1 na semana passada, em jogo da 4ª jornada da 1ª Liga. Janício foi titular no lado direito dos setubalenses.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Dani regressa os convocados da U. Leiria


O médio cabo-verdiano Dani está de volta aos convocados da União de Leiria. Dani foi chamado por Paulo Duarte, técnico dos homens do Liz, para a deslocação ao terreno do Leixões, jogo a contar para a 3ª eliminatória da Taça da Liga.
Este encontro pode marcar a estreia do jovem cabo-verdiano formado nas escolas do Benfica e que no ano passado actuou na formação do Olivais e Moscavide, depois de uma passagem pelo futebol magrebino, mais precisamente pelo futebol marroquino.
Antes já tinha jogado no Atlético da Tapadinha e no Casa Pia.
Dani também foi formado no Batuque FC, de S. Vicente, onde foi campeão regional no escalão de iniciados.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Só derrotas no Afrobasket feminino


A selecção cabo-verdiana de basquetebol femininno averbou três derrotas em outros tantos encontros no campeonato africano da modalidade, que decorre no Senegal e na Costa do Marfim.
No primeiro jogo as crioulas foram batidas pelas congolesas por 42-94, um resultado que espelha o grande desequilíbrio entre as duas formações.
No segundo encontro do campeonato, a selecção do Quénia mostrou-se mais eficaz e menos desorganizadoa, aproveitando da melhor forma as falhas da equipa cabo-verdiana para vencer por 48-57.
Frente as angolanas, campeãs africanas em título, o combinado crioulo já esteve melhor mas foi incapaz de travar o poderio das palancas negras, tendo perdido por 41-66.
O último encontro está agendado para dia 25 de Setembro, frente a selecção da Nigéria.


quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Crioulos a caminho do Sporting


Dois jovens da Académica do Mindelo podem estar de partida para a melhor escola de formação de Portugal: a Academia do Sporting.

Edivandio Sequeira dos Reis, conhecido por Edi Pão , de 16 anos e Ryan Mendes, de 17 faziam parte do palntel sénior da Micá do Mindelo e as suas prestaçoes atrairam a atenção dos olheiros do Sporting.

Edi Pão é um extremo puro, foi campeão de juvenis no regional de São Vicente. Na equipa sénior da Académica, o jovem atleta marcou três golos no regional de S. Vicente e um no campeonato nacional. Edi Pão é também internacional sub-16 e marcou presença nos jogos da CPLP em Angola.

Já Ryan Gomes é avançado, também foi chamado pelo técnico da Micá para o plantel sénior, tendo marcado um golo no regional são-vicentino. Para além de ser internacional sub-16, também esteve no jogos da CPLP.
Mais dois jovens a procura de sucesso no futebol.

RD Congo na estreia das crioulas


A selecção feminina de basquetebol terá como adversária a RD do Congo, no 1º jogo do Campeonato Africano de Basquetebol.

As crioulas ficaram inseridas no grupo B e medirão forças, para além da RD Congo, com Angola, Nigéria, Camarões e Quénia.

Senegal, Costa do Marfim, Mali, Tunísia, Madagáscar e Moçambique são as outras equipas presentes na competição e fazem parte do grupo A.

O 20º Campeonato de África de Basquetebol Feminino começará amanhã e tem como organizadores Senegal e Costa do Marfim.

Emanuel Trovoada sonha com Pequim


Emanuel Trovoada, treinador que levou os crioulos ao bronze no campeonato africano de basquetebol realizado em Angola considera possível o apuramento para os Jogos Olímpicos de Pequim de 2008. “Vamos competir com grandes potências mundiais e os nossos atletas vão ter o prazer de jogar com grandes jogadores da NBA".

O técnico conta reforçar a equipa com alguns jogadores que antes do 3º lugar conquistado em Angola, não sabiam da dimensão do basquetebol cabo-verdiano. Entre eles, destaque para Ryan Gomes, jogador dos Bolton Celtics que disputa a NBA, o que seria um reforço de peso para alimentar o sonho de se apurar para Pequim.

Para além de Cabo Verde e Camarões, representantes do continente africano, o Pré-Olímpico conta com as participações da Grécia, Alemanha, Croácia e Estónia, todos da Europa; Brasil, Porto Rico e Canadá, das Américas; Líbano e Coreia do Sul, da Ásia; e ainda a Nova Zelândia, da Oceania. São doze selecções a disputarem as três vagas disponíveis para os Jogos Olímpicos.

Relembre-se que a Rússia, campeão europeia, a Espanha, campeão mundial, Lituânia, 3ª classificada no Europeu da modalidade, já garantiram presença nas olimpíadas, para além da China (anfitriã), Estados Unidos e Argentina (representantes das Américas), Angola (África), Irão (Ásia) e Austrália (Oceania).

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Primeiro de muitas...


Aí está algo há muito pensado e prometido: um blog sobre o desporto que se pratica em Cabo Verde, mas também sobre os desportivas cabo-verdianos espalhados por esse mundo fora. Podemos ser pequenos mas somos bons. Disso ninguém tem dúvidas ( se alguém tiver, terá de ouvir "das boas" por duvidar).

Prometo ser mais regular do que no meu outro blog, até porque quero que este espaço se torne numa referência no panomara blogosférico nacional e internacional. Pronto, quero que isto se torne conhecido e pelas melhores razões.

Aqui todos terão voz: futebol, basquetebol, andebol, voleibol, motociclismo, xadrês, downhill, mushing, karaté, boxe, atletismo, tudo...nao discrimaremos nenhuma modalidade.

Os vossos comentários são a vossa opinião em relação aos conteúdos e forma deste espaço. Digam o que pensam sobre tudo...